sexta-feira, 25 de setembro de 2009

UM ANO DE BLOG: BALANCETE DOS DISPARATES

Ilustração: Caco Galhardo (http://blogdogalhardo.zip.net)


Um ano do blog: 217 posts. 7.675 visitantes únicos e 11.637 páginas visitadas, o que dá uma média de 600 pessoas por mês e 20 por dia. É pouco, eu sei, ainda mais se compararmos com a maioria dos blogs. Mas sabe que gosto disso? É como mesa de bar, quanto menos gente melhor! O acesso tem aumentado gradativamente, chegando a uma média, nos últimos tempos, de 30 visitantes/dia. Por outro lado, tenho notado que o número de comentários tem caído. No início, os amigos eram mais presentes, hoje desconfio que a frequência maior seja daqueles que curtem a blogsfera, sem que necessariamente me conheçam pessoalmente.
*
O público é predominantemente de São Paulo e na sequência, por ordem de visitação, vem o Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Campinas, São Vicente, Belo Horizonte, Sorocaba, Curitiba entre outras. Cidades como Colatina, Juatuba, Floresta, Rio Negrinho, Canoas, Floriano, Redenção, Rio do Sul e Santa Cruz do Sul também já marcaram presença, sem que eu faça ideia da localização geográfica. Bacana.
*
Além do Brasil, o blog teve expressiva visitação de Portugal, Estados Unidos, Argentina e Reino Unido, quase empatando com Espanha, Canadá, França e Alemanha. Mas já pintou acesso da China, Irã, Filipinas, Emirados Árabes, Grécia, Vietnã, Honduras, entre outros.
*
65% são leitores fiéis e 35% novos visitantes, o que demonstra que sou bem ruinzinha nessa história de divulgação. É bem verdade que na época do lançamento comuniquei apenas aos mais chegados, pois queria evitar, a priori, o acesso dos alunos. O Twitter rendeu alguma visitação, mas o que melhor divulga o blog, seguramente, é a própria blogsfera, ou seja, quando outros blogs o indicam. O Totalmente Sem Noção, por exemplo, contribuiu com 381 visitas até hoje. O Caderno Digital, o 20 Anos Blues, o Baú de Tranqueiras, Tudo Sobre Nada, e o I am the storm também trouxeram alguns visitantes. Uma situação que também atrai novos leitores é fazer comentário em outro blog. Se o comentário agradar, pode pintar gente por aqui. Aliás, numa dessas, por meio do Buteco do Edu, apareceu um moço (muito querido) que depois de alguns comentários e uma porção de e-mails, acabou rolando um namorico - dos curtos e bons. Foi ótimo. E ponto.
*
Mas nem tudo é tão claro assim. Até hoje, por exemplo, não entendi as 52 visitas originadas pelo blog do Marcelo Moutinho. Me lembro de ter feito apenas um ou dois comentários por lá, na época da FLIP e, até onde sei, ele nunca pintou por aqui. O Pensando em Futebol, do meu querido Alessandro, trouxe somente 11 visitantes até hoje, o que está mais do que bom para um espaço que não recebe atualização desde o mês de abril.
*
Para quem não sabe, determinados conteúdos podem atrair aqueles visitantes que fazem pesquisa por meio de palavras-chave nos sites de busca como, por exemplo, o santo Google. Essas palavras-chave me divertem. As campeãs são: “Vicky Cristina Barcelona”, “banana amassada com aveia” e outras mil combinações com a palavra “banana”, como exemplo “banana e olheiras”. “Mulheres do brasileirão”, infindáveis buscas sobre o ótimo boteco de Copacabana “Pavão Azul”, “O Amor nos Tempos do Cólera”, entre outras. Muitas buscas pornográficas também foram feitas, mas evitarei detalhá-las, afinal, nem sempre é possível tirar as crianças da sala. “Boca ressecada”, o tradicional bairro da “Mooca”, o “goleiro Marcos”, o “Domingos de Oliveira” e o “Chico Buarque” também contribuíram para novas visitações.
*
Já fizeram a curiosa busca “casamento vanessa dantas”, e fico imaginando qual seria o propósito. Será que alguém queria me pedir em casamento? Ou saber se casei e não convidei? Francamente, achei engraçado!
*
O recorde absoluto de visitação foi no dia 26 de agosto, com 115 visitantes únicos. Não me pergunte o motivo. Será que foi o vídeo de aniversário do Vasco? Ou a indicação do Tulípio ao prêmio HQMIX? Tudo pode ser. Antes disso, o blog somente tinha alcançado as três casas de acesso no 15 de dezembro, quando 100 pessoas desabaram aqui.
*
Os textos mais lidos são os listados do lado direito do blog, sendo “a paulistana e seus disparates cariocas”, “fernet e foda-se”, “banana amassada com aveia”, “rimas pobres”, “amanhã vai ser outro dia”, “ninguém renuncia o que não tem”, “da esbórnia a morrelândia”, e “só não me peça para sorrir” disparadamente os mais procurados.
*
Pelo blog conheci pessoas interessantes, porém, poucas ultrapassaram o virtual. Recebi comentários por e-mail, falei por MSN, e até troquei torpedo e telefone. Ainda devo uma cerveja com a Andrea (do caderno da Dea), e voltando ao Rio, a Tijuca é local certo. Um moço de Brasília também pintou por aqui e foi bem legal. Recusei um convite, aceitei outro, saí para dançar, fiz amigos pra sempre e outros que passarão. Ouvi que “sou bem melhor que isso aqui”, e que “isso aqui foi uma grande surpresa”. Enfim, já rolou de tudo. Tentaram censurar o que escrevo, ignorar. Manifestação de ciúme, controle e provocação. Adoração. Excitação. E hoje, depois de exatamente um ano, o blog segue mais colorido, com mais fotos. Encaro como um cantinho, que carrega um pouco de mim, onde "ainda" me sinto em casa. O tempo anda cada vez mais escasso, e a inspiração também. Desde o início a proposta foi não tê-lo como obrigação, e assim segue. Um ano e algumas descobertas, incluindo que “é na dor onde encontro o melhor alimento para escrever”. Só espero que ele sobreviva, quem sabe mais um ano, mesmo com os disparates mais amenos.

24 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, Vanessa, pelo primeiro ano de blog! Continuo te lendo - não com a frequência que eu gostaria, mas leio. Grande beijo e não pare!

Andrea Nestrea disse...

Vanessa, que legal!
parabéns pelo 1 aninho eainda por vcnão ter fechado pra balanço, hehe!!
adorei o texto.
agora me diz: como vctem acesso a essas estatísticas? eu nemimaginava que podia saber isso tudo do meu blog!
também quero!!!!
beijos

não pare!!!! hehe

Andrea Nestrea disse...

ah! e claro! aqui ou aí, o chop tá marcado!
bj

Rodrigo disse...

Vanessa Dantas, estou sempre por aqui e a senhora sabe muito bem disso. Continue, sem dor. beijoca

Eduardo Goldenberg disse...

Parabéns pelo primeiro de muitos anos - é o que espero, vivamente. Beijo grande.

Renata disse...

Parabéns, Van, pelo primeiro ano do blog!! Gostei da avaliação matematicamente qualificada deste primeiro ano.
Sou fã de carteirinha, e bato cartão quase todo dia aqui.
Aindo espero que um dia vc conheça o João...antes dele se formar na faculdade ou se casar...risos.
Beijão e super abraço!

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Um ano de blog é um marco bem legal, Vanessa. Parebéns. Não deixo de ler seus textos e comento pouco, mas eu sempre compareço.

Fiquei impressionado com a tua análise estatística. Como é que consegue saber todas aquelas coisas? Tenho curiosidade em saber isso a respeito do meu blog mas não tenho nenhuma vontade de fazer alguma coisa que me proporcione isso. Sou tão preguiçoso...

Um beijo de aniversário!

Arnaldo Heredia Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sandra.m disse...

Van querida!!!

Parabéns pelo "aniversário".

Adoro ler seus disparates!!!

beijo GRANDE

San

Michelle Girão Pinheiro disse...

Adoooro cada disparate!
Parabéns pelo blog e pelos belos textos!
bjim

Renata disse...

Vanessa e seus mistérios:
1) Como será que ela faz pra lembrar das frases dos filmes que assiste no cinema?
2) Como será que ela faz para ter estas estatísticas, que ninguém que tem blog sabe como faz?
Mistério...

Sergio Penna disse...

Boa Van. Parabens ......
1 ano é pouco, quero ver o texto do 10o ano do blog...
bjs
Serginho

edu rodrigues disse...

vida longa, longa, longa, longa... beijo grande, grande, grande, grande...

Fernando Amaral disse...

Um brinde. Vida longa!

frapê disse...

siga disparatando e nós seguiremos te seguindo! posso demorar a vir te visitar aqui, mas é bom saber que quando quero tenho uma dose de vivência tua pronta pra ser dividida! 365 beijos! (e um especial do pessoal de Erechim, tchê, que te adora, guria!)

Viviane disse...

Eta Van-Van ... lembro quando tudo começou ... das primeiras inspirações, dos primeiros sentimentos, dos primeiros textos. Super parabéns. Muito orgulho. Continue com seus disparates que no fundo acaba tendo um pouco de todos nós ... rsrs
Beijocas
Vive

Gersinho Rodrigues disse...

PARABÉNS VAN!!!!!!!

Vc sabe que eu não comento em blogs, mesmo lendo milhões deles, todo dia, principalmente de futebol...+ um ano de aniversário disparatado merece.

Que muitos outros anos venham com audiência cada vez maior.

bjao

Vanessa Dantas disse...

Bruno: obrigada! E volte mais, volte sempre. Tenho aumentado a minha frequência no seu "botequim". Tomara que você também apareça mais por aqui. Outro grande beijo para você.

Andréa: o segredo está no Google Analytics. É sensacional! Instala e depois me conta. Vou para o Rio no final do mês, embora seja uma viagem a trabalho, quem sabe tomamos uma gelada? Beijo.

Rô: tentarei, tentarei... e obrigada pela fidelidade. Outra beijoca para você.

Querido Edu: obrigada mesmo! Saiba que seu blog é uma ótima inspiração. Beijo grande.

Renatinha: não me deixe, não me deixe! E vamos logo marcar esse encontro porque não demora e o próprio João vai me buscar em casa, dirigindo. Beijo grande.

Obrigada Arnaldo: também estou sempre por lá, no Baú... O segredo está no Google Analytics. É uma ferramenta bastante interessante, vale a pena dominar a preguiça, acredite! Beijo.

San San: isso é que é amiga fiel. Continue, continue por aqui! Outro beijo GRANDE.

Michas... êba! Você não poderia mesmo faltar! "xêro" no cangote.

Renatinha: pare de causar! ;o)
1) esse mistério já foi desvendado anteriormente.
2) entreguei tudo aqui mesmo neste post!

Serginho, querido! Aí você tá querendo demais! ;o) Saudades! Bjs.

Dudu: saudades, saudades, saudades, saudades...

Valeu Fê! Finalmente apareceu por aqui! Seja bem vindo! E quanto ao brinde, tem que ser ao vivo! ;o)

Aff Pin, Erechim tá sempre por aqui! Adoooooro!

Vive: você realmente acompanhou bem de pertinho, principalmente as primeiras inspirações, dos primeiros sentimentos, dos primeiros textos. Beijocas.

"Meu" pesquisador, até você... que liiiiindo! Obrigada, meu querido.

DB disse...

uau...nao sabia que meu humilde blog pudesse render visitas. fico feliz. parabens pelo primeiro ano. alias, vc me fez lembrar que meu blog completou DOIS anos no comeco de setembro. vou escrever sobre isso JA! eheh
beijos

Gustavo Cunha disse...

Oi ! ói eu aqui de novo !
1 ano "no ar" é motivo de festa mesmo e tem que comemorar.
Parabéns !
O legal dos blogs é a aproximação das pessoas com afinidades comuns e a gente sempre descobre mais e mais ... e essa foi uma experiência que também vivi lá no CJUB

Sua estatística foi show, já vou carregar a dica pra cá também e ver o que acontece ...

Valeu !

Unknown disse...

hahahaha... Só vc pra ter tantos números! PARABÉNS, querida! E que a Van filosofia siga firme disparatando por aí. Bom demais!
Bjos.

Vanessa Dantas disse...

DB: parabéns pelos dois anos de blog. beijos.

GUZZ: Bem vindo, novamente! Você tem razão, é muito legal mesmo os encontros de afinidades que os blogs propiciam.

LILI, linda: eu tinha 80% de certeza que você comentaria aqui no aniversário do BLOG, mas demorou tanto que a tal certeza caiu uns 43,5%. Ufa! Ainda bem que você veio. ;o) Beijos, beijos...

AOS QUARENTA A MIL disse...

Adorei Vanessa, bem legal, parabéns!

Anônimo disse...

necessario verificar:)