quarta-feira, 10 de março de 2010

TRANSGRESSÃO CINÉFILA II

Diferente do mês de janeiro, quando assisti 14 filmes (veja aqui), no mês de fevereiro foram somente cinco, isso porque matei dois num dia só! Seguem na ordem assistida:
*
1. ONDE VIVEM OS MONSTROS
Tão impróprio para crianças quanto o futebol que meu time vem jogando. Boa pedida. Mais sério e sensível do que eu esperava. Os monstros, muito expressivos, dão graça (e terror!) ao filme. Programa na medida: boa companhia, filme correto, chopp idem e o melhor hambúrguer da cidade (do Bar Balcão, claro!) arremataram uma quarta feira das boas.
*
2. O ENGARRAFADOR DE NUVENS
Trata-se de um documentário que conta a história de Humberto Teixeira – o “Doutor do Baião”, parceiro de Luiz Gonzaga – e por isso, já vale o ingresso. Sim, estamos falando do homem que "sempre se apaixonou por mulheres de olhos verdes". O filme é bom, mas poderia ser mais curto, ter menos Caetano, além de Asa Branca que por melhor que seja não precisava ser tocada tantas vezes. Confesso: cochilei. E mais: não me lembro da última vez que cometi tal gafe. É fato: minha cama é infinitamente melhor que a poltrona do cinema.
*
3. AVATAR
Exatamente o que eu esperava: uma ótima experiência 3D e só, somente só. A história é tosca e o final mais ainda. Pra dizer a verdade, nem lembro mais do final, mas como essa foi a frase que eu disse logo na saída do cinema, resolvi reproduzi-la. Longo, é verdade. Excessivo nas explosões. Poderia passar por um corte de pelo menos 40 minutos e eu garanto que nada perderia. A mama, aos 72 anos de idade, me ligou dizendo: “Filha! É o máximo. Adorei! Você tem que ver!”, parecia uma criança de sete. Logo, não poderia deixar de ir. Fui. Não me arrependo. Mas recomendo com parcimônia.
*
4. EDUCAÇÃO
Uma sessão da tarde caprichada, para uma rede de TV menos ordinária. A história começa bem, mas termina numa obviedade que subestima o espectador. Há qualidade na filmagem, no desempenho dos atores, coisa e tal, mas não evolui. Despertou alguma lembrança. Também não é o caso de considerá-lo como perda de tempo, apenas “passa” tempo. Portanto, se há tempo disponível, ok. Do contrário, recomendo passar.
*
5. O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
O melhor de todos. Um dos grandes filmes do ano. Fui com a mama e a parte bonitinha foi quando ela disse: “vou guardar o ingresso pra não esquecer o nome do filme”. Os argentinos são bons mesmo no cinema, nos vinhos e na sedução (Ui!). A história instiga. O futebol se apresenta primorosamente como paixão. E o nome do filme carrega uma beleza à parte, afinal, são os olhos, sempre eles, os eternos traidores. Vale encarar.
**
Hoje já é dia 10 de março e eu sequer passei na porta do cinema. Sofro...

Nenhum comentário: