quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PREJUÍZOS DA MODERNIDADE

Foto: Vanessa Dantas. Laranja descascada pelo Nilton.
*
Meu avô era um exímio descascador de laranjas. Ele vinha com um prato, uma faca e uma porção delas. A graça era não deixar a casca romper. Também não valia ferir a laranja. E então chupávamos as laranjas e brincávamos com os caracóis formados pelas cascas. Quando meu avô morreu eu ainda era criança. Cresci sem o hábito de comprar laranjas. Eu não sei descascar laranjas como o meu avô. Não consigo descascar sem romper as cascas, sem machucá-las. Descascar laranja parece que virou perda de tempo. Quando preciso de vitamina C, compro em cápsulas, na farmácia. Mas ainda prefiro "no formato" suco, de padaria. Em casa, a laranja entra espremida na caixinha. Os avôs (e avós) nunca deveriam morrer.

8 comentários:

Andrea Nestrea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea Nestrea disse...

eu descasco laranjas assim, vanessa! clarice adora! e compro laranjas, sempre! é um passatempo e não uma perda de tempo descascá-las! às vezes corto só a casca em 4 e daí fica mais prático e rápido saborear a laranja. e era assim que meu avó chupava laranja, quando era pra ele mesmo. pra gente ele descascava. e a gente jogava a casca inteira pra trás, comoum buquê, na esperança de encontrar a letrado futuro namorado ali!!! minha mãe descasca e rouba a tampa!!! e agora me lembrei das canas que meu avô descascava pra gente!!! meu vovozinho lindo!!!! aiaiai
beijos querida!

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Os avôs não deveriam morrer. Nem os avôs e nem as laranjas. Colocá-las na caixinha é o mesmo que matá-las.

Anônimo disse...

Poesia na casca de laranja, só você mesmo. Bacana foto.

Vanessa Dantas disse...

Oi Dea! Essa da letra do futuro namorado é ótima. Parece aquelas brincadeiras típicas de "festa junina", de "Santo Antonio"... Cana, que delícia! Beijo, querida.

Concordo, Arnaldo! Mas em casa, ultimamente, só entra laranja morta...

Curti a foto também. Pena que a arte da casca da laranja não é minha, só mesmo a fotografia.

Daniela Oliveira disse...

Qdo eu era criança minha avó dizia (acho que diz até hoje, agora para as bisnetas), que quem descasca a laranja sem quebrar a casca, casa logo e com um bom partido... Ainda não aprendi a descascar a laranja mantendo a casca intacta e (creiam!) ainda não casei também... kkkkk

Deu saudades de vô, de vó e de infância! Beijossssssssssssssss

Daniela Oliveira disse...

Qdo eu era criança minha avó dizia (acho que diz até hoje, agora para as bisnetas), que quem descasca a laranja sem quebrar a casca, casa logo e com um bom partido... Ainda não aprendi a descascar a laranja mantendo a casca intacta e (creiam!) ainda não casei também... kkkkk

Deu saudades de vô, de vó e de infância! Beijossssssssssssssss

Daniela Oliveira disse...

Qdo eu era criança minha avó dizia (acho que diz até hoje, agora para as bisnetas), que quem descasca a laranja sem quebrar a casca, casa logo e com um bom partido... Ainda não aprendi a descascar a laranja mantendo a casca intacta e (creiam!) ainda não casei também... kkkkk

Deu saudades de vô, de vó e de infância! Beijossssssssssssssss