quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

VOU, MAS JÁ VOLTO!

Ficar em Sampa neste pós Natal e começo de ano foi novo e, ao mesmo tempo, bem mais agradável do que eu poderia imaginar. A cidade-concreto estava calma e com o clima ameno - dias bonitos, e garoa vez ou outra para refrescar.

Como já mencionei em outro texto, a virada foi em casa, com poucos amigos, boa comida e bebida, e papo da melhor qualidade. O futebol, o Oriente Médio (assunto duro esse!), o teatro, o cinema, a literatura, o governo, a culinária e a contação de causos fizeram das nossas tantas horas juntos (das 21h e pouco até as 5h30 da manhã) momentos pra lá de especiais. E se somados a Etta James, Coltrane, Miles Davis, Rodrigo Rodrigues, Cibelle, Chico Buarque, Paulinho da Viola, entre outros que também passaram a virada conosco, posso dizer, sem medo de errar, que foi uma grande noite!

Não pulei ondas, mas comi lentilha com os pés para cima, carne de porco porque fuça pra frente, guardei as sementes da romã, vesti branco e, dessa vez, passei de calcinha verde (a cor da cura!). Fui presenteada com a primeira aurora de 2009, e surpreendida por pessoas que ligaram simplesmente para desejar um FELIZ 2009!

Nem bem começou o ano e já revi amigos, almocei com a família, li coisas, escrevi outras, bebi o elixir (chopp) do Templo Sagrado (Bar Léo), assisti três filmes no cinema e outro no sofá, conheci um pouco mais do Bertolucci, me emocionei, pensei no meu pai, caminhei pela Avenida Paulista, visitei e fui visitada, preparei um jantar às três da manhã em ótima companhia, e cantarolei uma porção de músicas com a minha pequena sobrinha que desembestou a falar.

Também comi arroz e feijão no meu boteco preferido, bolei um presente diferente para alguém especial, emprestei dois livros, bebi os espumantes que restaram da virada, fiquei alegrinha, e recebi um torpedo-convite para um café da manhã na minha casa, com direito a pão francês fresquinho, manteiga Aviação e café forte para acompanhar. Já rolou almoço estendido daqueles que a gente não sente a hora passar, cozinharam pra mim – almoço e jantar, amigos dormiram em casa, e faltou pouco para eu ver mais um dia clarear.

Numa cena atípica, caminhei por ruas vazias, e me deparei com um cenário inusitado - o centro da megalópole, da babilônia, da cidade cinzenta, da terra da garoa, ou como queira chamar, em silêncio, apenas sentindo a chuva fina molhar.

O ano começou bem. Estou de partida para a Bahia que está me esperando com toda a energia para um banho de mar. Rever amigos, curtir as férias, relaxar e prosear. Alguns livros, CDs e DVDs já estão na mala, assim como o inseparável caderninho, para nas horas vagas a cabeça funcionar.

Deixo o meu abraço pra quem fica, e só uma coisa a confessar. Meu anjo da guarda, após um longo período de férias, finalmente decidiu voltar a trabalhar. Chegou mansinho e falou pra mim:

- Vem cá Vanessa, chega pertinho, vou fazer um cafuné pra lhe confortar. E prometo que nesse ano, não vou desgrudar!

Vou, e já volto. Porque melhor do que viajar, é poder voltar, pra casa, pro lar!

9 comentários:

Anônimo disse...

lindo este post/poema.
ontem recebi amigos em casa, dia de santos reis. foi uma delícia. jazz, papo bom, massa com beringela, enfim... isso tudo que faz diferença!
boa bahia, vanesa!!

Anônimo disse...

Buen viaje! Vaya con Dios!

Na volta, se você quiser, me manda um contato que eu te envio exemplares de outras edições da Tulípio. (ou eu deixo na Mercearia ou em algum outro teu botequim de fé aqui da Vila).

Beijão.

Anônimo disse...

Van,
Que bom que 2009 começou de uma forma leve pra vc. E quanta coisa boa vc já fez! Que delícia!
Boa viagem!
Espero te ver na volta.
Vou sentir falta de seus textos aqui, mas confio na criatividade que vai ser colocada no caderninho.
Viva os caderninhos!
Beijos.

Anônimo disse...

Isso sim sobre oOriente Médio...

equipe Art in´cena disse...

rsrs...rolou uma identificação com vários momentos agradáveis no começo do ano...hihhihih...
bjocas menina e boa viagem pra ti!!!!

Anônimo disse...

Primoca Van,
Só pra lhe informar: deixei de postar por falta de tempo, mas não de espiar.... rs
Depois que o "mulheril" comprou todas as roupas possíveis de final de ano, as coisas se acalmaram e vou ter tempo até de aceitar as sugestões de filmes e leituras...
rs

saudades...
beijos

Anônimo disse...

Ah...
Boa viagem
e
Volte logo mesmo!
Nada como o mar do Nordeste para recarregar as baterias!
bjo

Anônimo disse...

Sentirei falta. Aproveita, vai, mas volta logo marrentinha dos olhos verdes. beijo.

Vanessa Dantas disse...

Andrea: são estas as boas coisas da vida!

Edu: anota meu e-mail: pinheirodantas@uol.com.br. Combinamos na volta! Quero o Tulípio sim!

Re: o caderninho anda muito devagar! Nada de filmes, leitura, muito menos escrita. Nos vemos na volta querida! ;O)

Bem vindo, issosimehdisparate!

Valeu Cris! Vamos marcar outras na volta.

É isso aí primoca! Apareça sempre! O mar do nordeste realmente faz um bem...

Tô aproveitando, Rô!

Beijos para todos...